Pratica(mente)
-- Desafio: perceber o ‘bullying’
Com este desafio pretendemos que cada um de vós aumente o conhecimento que tem sobre o ‘bullying’ e contribua, simultaneamente, para a diminuição do problema.
Cada aluno(a) terá que realizar várias tarefas: uma individualmente, outra em pequeno grupo e, uma outra, em grande grupo (turma).
1.ª Tarefa: pesquisa individual
> O que é o bullying?
> Que tipos de bullying existem?
> Em que locais pode existir o bullying?
> Quais são as possíveis consequências do bullying?
2.ª Tarefa: divisão da turma em grupos
Nesta etapa pretende-se que a turma se divida em 3 grupos:
- Bullies (agressores)
> O que leva os agressores a recorrerem à violência (física / psicológica)?
> Qual o perfil psicológico dos bullies (agressores)?
> O que é que deve ser feito para os bullies deixarem de recorrer à violência?
- Vítimas
> Qual o perfil das vítimas?
> O que é que uma vítima deve fazer quando é agredida?
> A quem é que essa vítima pode recorrer?
- Testemunhas
> Qual é o procedimento que uma testemunha deve adoptar?
> Como é que as testemunhas podem ajudar os bullies?
> Como é que as testemunhas podem ajudar as vítimas?
3.ª Tarefa: trabalho de turma
Nesta última tarefa a turma volta a trabalhar em conjunto. O grande objetivo desta tarefa final é a realização de uma campanha anti-bullying que consiga sensibilizar a comunidade escolar.
Para que tenham sucesso na realização desta tarefa é essencial que haja uma correta articulação entre os conhecimentos adquiridos (pesquisa individual) e as conclusões a que os vários grupos tenham chegado nas tarefas anteriores.
A turma deverá decidir o tipo de campanha que irá lançar, sendo essencial não esquecer:
. a originalidade (criatividade, sentido estético e apelativo dos materiais);
. a informação / conteúdo (informação bem seleccionada, criteriosa, com conteúdo claro).
3.º Desafio: o balão de ar quente
1. ª sessão (criação de grupos)
Fase 1: organizar os participantes em grupos de 9 elementos, no máximo;
Fase 2: atribuir um papel a cada elemento do grupo (um idoso, um cigano, um intelectual, uma pessoa portadora de deficiência, um ex-recluso, um toxicodependente, um homossexual, um padre, um banqueiro…);
Fase 3: os participantes vão fazer uma longa viagem num balão de ar quente. Contudo, o cesto está muito pesado e por isso alguém tem de ser sacrificado e saltar para fora do balão, para que este não embata das montanhas. Quem deve saltar e porquê?
2.ª sessão (turma/grupo completo)
> Recolher as decisões dos participantes e debater: como justificam as suas opções?
Divirtam-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário